segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SE LIGA AIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!o que é uma peça estilo pantomima?

Oi, pessoal...

Como quase todos os dias acessamos o blog, temos como objetivo colocar pelo menos 1 post por dia aqui, então hoje resolvi colocar um post sobre peças teatrais, mais especificamente sobre os estilos das peças, pois é comum para quem vive nesse contexto ouvir expressões como: Pantomimas, fantoches, monólogos, porém não sabem exatamente o que significam cada expressão.

Aqui exibirei alguns destes estilos e seus significado, seguindo com um exemplo de peça cada um… Aproveitem e boa leitura!



O QUE É UMA PEÇA ESTILO: PANTOMIMA?





Podemos dizer que pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. ” é a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal ”

A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes. Na pantomima os artistas devem buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto se dirá tudo o que a pantomima está na habilidade adquirida pelo artista mímico em se transfigurar no ato da interpretação, passando à platéia emoções, sentimentos , sensações…

É uma das artes que exige 100% do artista para que ele receba 100% de retorno, ou seja de atenção do público.

Devemos procurar fazer o melhor para Deus, buscando sempre a perfeição. Jesus chamou e capacitou seus discípulos para um ministério: Mt 48:19 , Jesus chamava a atenção das pessoas . A mímica tem sido utilizada como meio de evangelismo e até sendo mais usada que o teatro.

A mímica exige do artista estar com sua mente ligada, atenta, concentrada a fim de transformar aquele objetivo invisível através do processo de imaginação.

O QUE UTILIZAR QUANDO TIVER FAZENDO MÍMICA



1. VESTUÀRIO: roupa leve que facilite os movimentos, que chame a atenção do público:

2. CORPO: postura adequada para iniciar os movimentos e expressões, ter um bom condicionamento físico a fim de terminar a mímica como começou;


3. FIGURINO: é importante caracterizar o personagem conforme roupa e cor. Atentando somente para o comprimento e decotes nas roupas, o figurino ainda irá dizer o que é o personagem antes mesmo que esse faça algum movimento;


4. ADEREÇOS: eles são importantes para o aperfeiçoamento da representação em cena, mas não são obrigados, uma vez que o mímico pode representar tais objetivos e ainda mesmo que esse faça algum movimento;

5. SONOPLASTIA: um bom cd é indispensável durante a apresentação, tanto para o mímico que irá aproveitar todos os recursos que a música oferece como para o público que entenderá tudo o que diz a música. As músicas mais indicadas para pantomima são aquelas que tenham uma letra edificadora e muitos recursos para as expressões mímicas.

IMPORTANTE: O ator mímico precisa conhecer e estudar o corpo, treinar constantemente expressões de alegria, choro, dor, desespero , felicidade…O ator tem que expor seu lado ridículo a fim de liberar tais emoções e sentimentos , deve-se usar a sensibilidade e conhecer a importância daquele personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário