domingo, 30 de outubro de 2011

À Historia de jacó

Mais sobre a história de Jacó
Com o uso da ferramenta Google Analytics, pude constatar como O livro de Jó foi por muito tempo o post mais acessado em meu blog. Entretanto, isto mudou há pouco tempo atrás, e hoje A história de Jacó é disparado o mais visitado [1], encontrado através de buscas no Google contendo as palavras-chave "história" ou "vida" e "jacó", buscas estas que, pelo que vi, são muito utilizadas.

Quando escrevi este post não fazia idéia, de verdade, de que tanta gente assim buscava informações ou tinha dúvidas sobre esta bela história bíblica, ao mesmo tempo em que fiquei feliz ao ver tantas pessoas interessadas em entendê-la melhor. Imaginei se eu não poderia contribuir mais com estas pessoas compartilhando algum outro bom estudo sobre o assunto, algo que agora penso ter encontrado: recentemente estava buscando textos sobre o tema "a Glória de Deus" e acabei encontrando um, não muito longo mas mesmo assim muito bom, de autoria do prof. Isaías Lobão Pereira Júnior e que também trata sobre a vida do patriarca, em como ela foi mudada através da ação graciosa de Deus. O texto entitulado A Glória de Deus pode ser acessado através deste link.

Da mesma forma como fiz, ele também enfoca como Deus mudou a identidade de Jacó que, ferido em sua luta com o Senhor, a cada passo que desse pelo resto de sua vida se lembraria da Graça Divina que o transformou. Além disso, o fato de Deus ter negado a revelar o Seu Nome, conforme o antigo costume pagão de que conhecer o nome de uma divindade permitiria invocar o seu poder e de certa forma controlá-la, nos ensina a importante lição de que Deus Se revela por iniciativa graciosa Sua, conforme o Seu querer e Seu propósito: Ele não é manipulado ou controlado pela vontade ou esforço de meros seres humanos como nós. Neste sentido, Deus, o Senhor, não "está em nossas mãos", conforme uma ideia muito pregada atualmente.

Deus amou a Jacó, elegendo-o incondicionalmente, não para que ele permanecesse do jeito que estava mas para transformá-lo, mesmo que isso não signifique dizer que ele se tornou alguém perfeito, incapaz de cometer erros novamente mais tarde. Sendo assim, a história de Jacó também é a nossa: Deus se revelou a nós, e nos salvou mediante o sacrifício do Seu Filho Cristo Jesus, e por meio da ação do Seu Espírito nascemos de novo, mudamos de identidade, tornando-nos também filhos Seus, mesmo que ainda sujeitos a errar novamente. Penso ainda que a vinda de Cristo é algo muito mais grandioso, inimaginável, do que a teofania no vau de Jaboque, pois o Senhor, na Pessoa de Seu Filho, esvaziou-se de Sua Glória, rebaixando-se, encarnando-se como um homem, como criatura, entrando na História, vivendo as nossas dificuldades (tentações, perdas, dores) e sofrendo a terrível morte na cruz do Calvário; o Cordeiro Santo de Deus que se entregou em nosso lugar, em uma determinada época, em um determinado lugar, e que permanece Deus-Homem até hoje.

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Se o Senhor, em Sua Graça e Misericórdia, não precisava ter "se rebaixado" para ajudar a Jacó, quanto mais enviando Jesus Cristo ao mundo, por amor de nós! Deus assim prova que não é semelhante à uma divindade fruto da imaginação humana, com as mesmas falhas que nós temos, como também não é apenas uma "força impessoal"; Ele é o verdadeiro Senhor, que se compadece a tal ponto de entregar a Si Mesmo, na Pessoa de Seu Filho, para fazer por nós aquilo que não podíamos fazer, e não merecíamos receber. Assim foi com Jacó, e isso vale da mesma forma para nós hoje.

[1] O texto sobre Jó ocupa agora a sexta colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário