quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SE LIGA AIIIIIIII OUSE MUDAR SUA VONTADADES!!!!!

Muda-se o Coração, Mudam-se As Vontades



INTRODUÇÃO:
Há bem pouco tempo assisti um documentário: "Mais Luz Sobre o Coração". Este documentário, como o próprio nome indica, traz algumas e as mais recentes descobertas sobre transplantes de coração e seus efeitos pós operatórios.
O mais interessante de destacar é que alguns cientistas(cardiologistas e neurologistas), estão começando a descobrir uma ligação muito directa entre o coração e o cérebro. Vão até mais longe, afirmando que o coração tem um tipo de cérebro. Admirado? Também eu!
Um dos testemunhos que são relatados neste documentário é de um homem transplantado que após a operação tornou-se um homem totalmente diferente. As duas grandes mudanças ocorreram nas seguintes áreas:

-Antes ele era do tipo "macho men", tornando-se extremamente dócil, amável e carinhoso para sua esposa, e...
-Antes ele não era um homem voltado à escrita, porém depois tornou-se um verdadeiro poeta. E o mais impressionante, da noite para o dia, literalmente.
Foram estudar a origem e quem era o doador e chegaram à conclusão que tal coração pertencera a um homem que morreu até bastante novo e que era um poeta e um romântico, no verdadeiro sentido da palavra, ainda os há, eu sou testemunha disso.

APLICAÇÃO ESPIRITUAL
Isso levou-me a reflectir nas seguintes palavras das Escrituras:

26 "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ezequiel 36:26,27)



Sem dúvida que quando nosso coração é transformado pelo poder de Deus e sofremos este "transplante espiritual", começamos a viver uma nova forma de vida, não só em relação a Deus, mas também em nossos relacionamentos inter-pessoais. O desejo de Deus ao produzir tal operação em nós, passa por nos tornarmos pessoas inclinadas à prática de Sua vontade.
Paulo, o apóstolo, faz uma réplica sobre esta realidade aos irmãos de Coríntio dizendo:
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." (2 Coríntios 3:3)


Ou seja, a Lei de Deus não deveria ser mais como uma coisa fria e formal, mas algo que acaba por ter o sopro de vida em nossas vidas e corações.
Paulo também diz:
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." (2Coríntios 3:6)


Isso, claro está, acontece pela acção do Espírito Santo de Deus na vida do salvo. É Ele que nos faz lembrar as palavras que temos ouvido e conhecido:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26)

O Salmista afirmou: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119:11)
De que maneira precisamos de um coração capaz de reter as Palavra que nos traz vida para as nossas vidas:
"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida." (João 6:63)

Jesus demonstrou que nosso maior problema está em um coração envelhecido e estragado

pelo pecado, pois "...do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:19)
Somente passando pelo "transplante" divino é possível sermos transformados pela renovação do nosso entendimento e entendermos qual a vontade de Deus para nossa vida. (Rm.12.2)
Querer mudar de vida sem uma mudança de coração não é mais do que uma simples camada de verniz sobre uma peça de mobiliário envelhecido que necessita de um tratamento muito mais profundo e restaurador.
Alguns filósofos e outros que pertencem à classe freudiana & Cia, dizem que o problema não está no indivíduo mas à volta dele. Ou seja, se formos capazes de criar um ambiente perfeito, para que, por exemplo, uma criança se desenvolva, esta será a mais perfeita das criaturas.
No entanto, não é isso que a Palavra de Deus diz(prefiro ficar com esta), antes pelo contrário:
"...a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice,..." (Gênesis 8:21)
Não é difícil chegar a esta conclusão, ou será?!

EU NASCI ASSIM E PORTANTO...
O homem de coração transformado por Deus, não há dúvida que muda em seus hábitos, em sua forma de viver, de estar, de pensar e até de falar. O seu prazer é outro, o seu alvo mudou e isso é o que chamamos de CONVERSÃO - MUDANÇA DE SENTIDO.



Deus faz aquilo que a psicologia, a filosofia, a auto-ajuda, as organizações eclesiásticas jamais conseguirão. Deus muda o homem do seu mais profundo interior até ao seu exterior. Isso é conseguido pelo poder da Palavra de Deus. Só mesmo a Palavra de Deus pode chegar tão fundo:
"...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)

Não há dúvida que existe determinados factores que nos podem influenciar e levar a ser quem somos. Dentre os mais fortes, destaco:
-O meio onde nascemos
-Questões genéticas herdadas
-A formação/Educação que recebemos

Todavia e apesar disso, creio que nada disso poderá ser mais forte que a acção de Deus sobre nossa vida e coração. Se assim, não fosse, como minhas atitudes egoístas

e egocêntricas entre outras coisas poderiam ser condenáveis por Deus, haja vista eu talvez as ter herdado dos meus pais e não devo por isso ser condenado? Mas sinto-me pela PALAVRA DE DEUS! Graças a Deus por isso, pois este sentimento me tem trazido mudança de vida.
Richard Dawkins escreveu um livro: O gene egoísta onde ele procura defender, ao que me parece esta teoria.
Não faz muito tempo que li a notícia que, alguns cientistas suecos haviam descoberto que a infidelidade masculina tem causas genéticas

. Ora isso à luz da Palavra de Deus é completamente descabível e absurdo. Isso é apenas uma forma moderna de fugir do antigo problema do Homem - O PECADO. E da Única Solução - DEUS. Volto a lembrar o seguinte texto:
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." (Mateus 12:35)
Há pessoas, inclusivé até crentes, que gostam de afirmar, referindo-se a atitudes desajustadas ao título que fazem questão de levantar(cristãos): "Eu sempre fui assim"
Ora isso de maneira nenhuma é desculpa diante de Deus para que não haja mudanças.

O foco não deve estar em "Eu sou assim!", mas: "Eu quero permanecer assim?"
Não é verdade que nós, como filhos de Deus, acreditamos no que diz a Palavra de Deus? E o que dizer do texto:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Coríntios 5.17)



CONCLUSÃO:
Concluo dizendo que todos nós temos a oportunidade de mudar, mesmo que estas mudanças aparentem ser difíceis. Mas lembre-se difícil não é impossível. Deus pode todas as coisas, pois para Ele nada é impossível. Deixe que Deus mude seu coração e então o milagre acontecerá. Aceita o desafio? ouse mudar


E você prezado amigo, terá alguma experiência pessoal que gostaria de compartilhar connosco daquilo que Deus tem feito em você e de que forma Ele o tem transformado? Aproveite o espaço dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário